segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Semana da Consciência Negra



Muitas escolas da rede já começaram a desenvolver atividades relativas ao dia da Consciência Negra e outras farão nesta semana. Mas por que essa data?

Segundo o idealizador desta data, o poeta gaúcho Oliveira Silveira, a proposta é de que a comunidade negra toma consciência do seu valor civilizatório para o Brasil. E o dia 20 de novembro foi escolhido em homenagem a Zumbi dos Palmares, que foi assassinado no dia 20 de novembro de 1695 ao defender o quilombo de Palmares de um ataque das tropas coloniais.


                                                           O poeta Oliveira Silveira
                                                                       (1941 - 2009)


Algumas pessoas costumam questionar a validade de um dia para a Consciência Negra. A estas apontamos o quanto a nossa sociedade é desigual e racista, e que por isso, infelizmente, negros e brancos não têm sido tratados da mesma maneira. O dia da consciência negra constitui-se como um momento de reflexão sobre esta sociedade, sobre a importância dos negros na constituição do Brasil como nação, para além das contribuições relativas a culinária e ao samba. É também momento de reflexão para negros e não negros a fim de combatermos juntos o racismo.

E é nesse sentido, de luta, que as escolas  têm um papel importante, de serem responsáveis por uma educação anti-racista, democrática, comprometida com os direitos humanos.

A Secretaria Municipal de Educação, através da Subsecretaria de Planejamento Pedagógico tem desenvolvido atividades no sentido de proporcionar ao corpo docente da rede formação para a implementação da Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o Ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira, através de encontros mensais com professores multiplicadores e através de curso a distância através do Projeto Conecta Bel. Temos muito que fazer ainda, mas estamos trilhando um caminho de uma educação contra o racismo, que valorize os saberes de todos, sem hierarquizar culturas e pessoas.

Nesta semana da Consciência Negra queremos saber o que você e sua escola têm feito neste sentido. Por isso publique ou nos marque, na nossa página do Facebook, fotos e descrições das atividades que têm realizado com a hashtag #afroconectabel e nos Conecte com sua escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário